segunda-feira, 21 de março de 2011

Da falta de honestidade ou do que lhe quiserem chamar

Muitas vezes o caminho mais fácil é a mentira ou a omissão de alguma coisa. Ou antes, parece ser o caminho mais fácil, porque a maioria das vezes, por tudo o que acarreta, pode muito bem não o ser. Deve ser por se pensar que é mais fácil que as pessoas optam por ele. É, deve ser por isso.
No entanto, o que acontece é que a maioria das pessoas não são parvas e sempre ouvi dizer que se apanha mais facilmente um mentiroso do que um coxo.
Mentiras piedosas? Reconheço que pode muito bem ser, em determinadas situações, um mal necessário, embora continue a ser adepta da verdade, mesmo que doa horrores. Porque ao menos assim, não se corre o risco de se vir a saber por meio de outras pessoas e, por mais que custe ouvir e saber, acho sempre melhor esta solução. Até porque, caso contrário, daí à desilusão é um passo tão pequenino que parece que nem se sai do sítio.
É preciso coragem para se dizer a verdade, para se assumir o que custa? É, claro. Mas antes isso do que poder ficar com a consciência pesada, embora nem sempre isso aconteça.
Assim sendo, irrita-me que não se prime pela honestidade e pela sinceridade. No fim, é sempre mais fácil do que "poupar" quem quer que seja.

Sem comentários: