sábado, 26 de junho de 2010

Da amizade


A amizade é uma coisa engraçada. É aparentemente simples, mas ao mesmo tempo tem muitas particularidades.
Quando as pessoas se cativam, criam-se laços (já dizia O Principezinho) e quando isso acontece, dificilmente se perde essa ligação. Não me refiro às amizades em que eventualmente se acaba por perder o contacto (porque acredito que nessas não houve essa ligação), mas sim às que sabemos que estão sempre lá, seja onde for, quando for, por que for, mesmo que o contacto não seja diário, nem até mesmo semanal e às vezes nem mensal. Desconfio que nesses casos há mesmo um fio invisível, que estica infinitamente e que nos liga a essas pessoas para onde quer que elas e nós vamos. E é esse fio que faz com que o contacto não se perca.
E depois ajudamo-nos uns aos outros, sem nos darmos conta do que ajudamos e de como somos ajudados; rimos, brincamos, cantamos e choramos; e fazemos planos, mesmo que depois não se concretizem; partilhamos bons e maus momentos; damos e recebemos conselhos; damos bocadinhos de nós e recebemos pecinhas dos outros. E tudo sem esperar nada em troca, como é fundamental. E o tempo passa, e os anos passam. E nem nos apercebemos do quanto que passou. E do que conseguimos ultrapassar graças a essas pessoas maravilhosas a quem chamamos de amigos. Aqueles do peito, do coração mesmo, aqueles sem os quais não conseguimos viver, porque é mesmo assim. E ao fim e ao cabo, vai-se a ver, e o que é que importa mesmo para além da amizade?


3 comentários:

Lili disse...

de facto a amizade é msm td isso :) qd td isso nao acontece não ha uma verdadeira amizade! Eu considero-me feliz por ter uma amiga como tu :)
beijinho

Dori disse...

Obrigada! É recíproco ;)

Anónimo disse...

O mais importante são mesmo os amigos... E sim, não é preciso vê-los todos dias para saber que eles estão sempre connosco... Beijinhos e bigada por seres a amiga q és... :)