segunda-feira, 10 de maio de 2010

5 anos depois


Faz hoje 5 anos que fui no carro da Queima das Fitas. 5 anos!??! Sim, é verdade. E como passou rápido!
Tanta coisa se passou depois disso. No entanto, e por incrível que pareça e porque isso não acontece assim tão facilmente, o espírito do carro mantém-se até hoje. Claro que não entre todos, mas o núcleo duro mantém-se intocável, inseparável e cada dia mais unido. Entretanto houve pessoas que se juntaram a nós (namorados, namoradas e amigos, por alguma razão o nome "13 e amigos"), mas nem assim notamos a diferença. A não ser no aspecto físico que, a ver pelas centenas de fotografias que o comprovam, mudou alguma coisinha.
Ainda hoje, passados estes 5 anos, nos lembramos de tudo como se fosse ontem. Se uns não se lembram de umas coisas, outros lembram e avivam a memória. No fim, acaba sempre por vir tudo ao de cima, com um "Ah pois foi, já me lembro!" seguido de um sorriso e de uma nostalgia que sempre nos acompanha. Foi um ano de preparação, de luta, de gargalhadas, de nos conhecermos uns aos outros, de nos apaixonarmos cada dia mais pelo nosso projecto. Cada dia ele ia ficando mais próximo. Cada coisa servia de pretexto para mais uma reunião de carro. Afinal de contas, era nessas horas de almoço que nos juntávamos e que juntávamos mais algumas ideias à nossa Ideia. Algumas disparatadas (como o Europoscopos ou o Europoscoposia), mas das quais, lá está, ainda hoje nos lembramos. Não faltou nada. Organização, amizade, companheirismo, trabalho de equipa, jogos de cartas enquanto guardávamos o nosso menino, flores e mais flores e mais flores e multas para quem não fez o que devia, tantas flores que até vendemos as sobras, lágrimas por não termos connosco quem também fez e fazia parte de tudo, comida de sobra, desarrumação (foi só isso que falhou! :p), cantar até não poder mais da garganta, parar tudo e ter reunião de carro durante o próprio cortejo (só nós, mesmo), fotografias, muitas e muitas como não podia deixar de ser.
As saudades são muitas.
Há quem não queira participar na Queima desta forma, e respeito quem não quer, mas não entendo. Não entendo, porque sei do que falo, porque o coração ainda se me aperta e as lágrimas ainda vêm aos olhos quando me lembro de tudo e quando chega esta altura do ano, porque há coisas que não se voltam a viver, porque só quem estuda em Coimbra é que sabe do que falo (e mesmo assim, nem todos). Porque o espírito académico não se explica, sente-se.

1 comentário:

Anónimo disse...

Momentos Inesquecíveis... :)